Global Entrepreneurship Monitor
Global Entrepreneurship Monitor
Avaliar o comportamento das variáveis relacionadas ao empreendedorismo no Brasil, levantando informações sobre os indicadores e fatores intervenientes nessa dinâmica.
Ao entender produtividade de forma sustentável, que envolve a ampliação de postos de trabalho, o aumento da renda e o desenvolvimento econômico e social do País, o IBQP tem no Empreendedorismo um elemento imprescindível na composição dessa equação: o Programa de Empreendedorismo, que se apóia nos conceitos adotados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), atualmente o maior projeto internacional de pesquisa sobre Empreendedorismo, iniciado pelo IBQP no Brasil em 2000.
O projeto GEM é administrado pela holding Global Entrepreneurship Research Association (GERA) – ligada às suas duas instituições fundadoras, London Business School e Babson College, Boston – e tem como atividade principal a pesquisa sobre a criação de novos negócios no mundo, incluindo o Brasil. Entre outros fatores, a pesquisa levanta dados sobre as diferenças da capacidade empreendedora entre os países; a contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico e tecnológico; o potencial dos governos para promover o empreendedorismo; as relações entre as oportunidades empreendedoras e a capacidade dos indivíduos em explorar novas oportunidades.
A partir dessas informações, o GEM desenvolve a série histórica das variáveis sobre o empreendedorismo. No Brasil, esse trabalho é realizado pelo IBQP, em parceria com instituições nacionais e estaduais.
Além de levar em conta a importância do empreendedorismo no processo de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, o IBQP, seguindo a orientação do modelo GEM de pesquisa, também foca seus interesses em empreendimentos motivados pela necessidade, ou seja, por pessoas envolvidas com negócios de baixo valor agregado e com menor possibilidade de sobrevivência. Para o IBQP, a inclusão desse tipo de empreendimento – que representa em torno de oito milhões de pessoas no Brasil – é tida como uma possibilidade de mudança no atual quadro econômico e social do País.
Dessa forma, o Programa de Empreendedorismo do IBQP se propõe a atuar como elemento organizador e disseminador de informações sobre o tema, bem como ser o mobilizador da questão do empreendedorismo no Brasil. Para tanto, se baseia no desenvolvimento de ações como: realização do Projeto GEM e pesquisas exploratórias sobre empreendedor e empreendimentos, ambiente e condições para empreender, realização de estudos avaliativos de eficiência, eficácia e efetividade de políticas e programas relacionados ao empreendedorismo no País e elaboração de propostas de intervenções à luz dos resultados das pesquisas. Também está na pauta de ações do Instituto a promoção de eventos para divulgação de pesquisas e mobilização sobre empreendedorismo e intervenções planejadas em espaços não cobertos por outras organizações.
Por meio dessas ações o IBQP realiza: