Ricardo Zandoná Granemann

Como surgiu a ideia do negócio

Há 17 anos fazíamos pesquisa e desenvolvimento de produtos para terceiros, consultoria em processos e procedimentos industriais, dominávamos toda a cadeia produtiva. Apartir de 2007 juntamente com um grupo de investidores , desenvolvemos uma marca e linha própria para entrarmos no mercado de maneira independente, com produtos de nível tecnológico e conceito de ponta , produtos no nicho de semi prestigio.

Quais foram as facilidades e dificuldades para abrir o seu negócio

As facilidades é que já dominávamos o processo de desenvolvimento, pesquisa e produção há bastante tempo, bem como o relacionamento com o mercado fornecedor e conhecemos os tramites necessários a formalização de empresa. As dificuldades são as comuns a todo negócio em fase de lançamento: recursos financeiros e os meios de comercialização ou seja colocação do produto no mercado, mas o pior de todos sem dúvida é a burocracia a que somos submetidos pelos diversos órgãos regulamentadores, onde na maior parte do tempo impera a falta de bom senso, e ainda a absurda legislação e carga tributária a qual temos que nos submeter que consome boa parte dos recursos financeiros, tem que se ter um excelente planejamento financeiro e tributário. Muitas vezes tem-se a impressão que os órgãos governamentais não querem que as empresas trabalhem.

Você criou algum diferencial de produto, processo, administrativo ou atendimento

Sim, além de alguns produtos nossos serem exclusivos no mercado, no tocante a maneira da apresentação, nossas formulações estão representando o estado da arte, no não uso de substancias agressivas e sua substituição por matérias primas extremamente modernas.

Como está o seu negócio hoje, considerando clientela, faturamento, participação de mercado, etc.

Sendo uma empresa nova, e em fase inicial de comercialização ela já vem apresentando resultados positivos, dentro do planejado e esperado. Temos tido excelente aceitação pelos nossos clientes tanto finais como distribuidores. Ainda não temos quantificado percentualmente nossa participação no mercado, o que será objeto de levantamento quando do fechamento do primeiro ano de atividades comerciais.

  Copyright © IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade 2025